Image Image Image Image Image

01

dez

A biodiversidade em questão

A perda da biodiversidade compromete nosso futuro como espécie neste planeta. Diariamente várias espécies são extintas sem que sequer tenhamos nos dado conta de sua existência.
Certamente muitas delas poderiam nos ter sido úteis de alguma forma. A indústria, de uma maneira geral, se utiliza de muitas fontes animais e vegetais para produção de medicamentos, alimentos, e inúmeros outros produtos. Nunca saberemos de seus potenciais.
Porém, existem coisas que já sabemos. Uma delas é do imprescindível papel ecológico que as abelhas desempenham ao visitar as flores. São elas as responsáveis pela polinização da grande maioria das espécies vegetais, incluindo aquelas que cultivamos para fins alimentícios.
Bem, a triste notícia é que sabemos que as abelhas de uma forma geral estão correndo sério risco e podem vir a ser extintas. Se isto acontecer corremos nós também o mesmo risco, pois ficaremos sem alimento.
Esta análise parece dramática demais para uma civilização que se acha tão poderosa, capaz de sondar de átomos a outros planetas. Mas a verdade é que somos frágeis e dependemos do equilíbrio ambiental da mesma forma que todas as outras espécies de seres viventes na Terra.
Cada um de nós, individual e coletivamente, é responsável pela manutenção da vida neste orbe. Eu acredito que somente o respeito à Natureza e suas leis poderá nos conduzir a outro destino.
Rubus-rosifolius_flor2

Abelhas entram para a lista de espécies em extinção

Tags | , , , , , , , ,

 Submit a Comment