Image Image Image Image Image

Paisagismo e Meio Ambiente

PAISAGISMO E MEIO AMBIENTE

O homem, como parte da natureza, está a ela inquestionavelmente ligado sob diversos aspectos. Seja sob o ponto de vista físico ou psíquico, somos fortemente influenciados pelo meio em que vivemos. Desde o micro ao macrocosmo, tudo nos envolve e impacta positiva ou negativamente. E da mesma forma, estamos também constantemente a transformar o mundo que nos cerca. Podemos então idealizar e compor o mundo que queremos a partir de nossas próprias escolhas e atitudes.
Sob o ponto de vista do paisagismo, devemos levar em conta que jardins são áreas habitadas por seres vivos, fato que as torna extremamente dinâmicas. Plantas e animais, por sua mobilidade ou através de sementes, podem migrar de uma área a outra, de forma que um jardim pode expandir-se para muito além dos limites inicialmente planejados.
Algumas plantas, quando introduzidas em áreas das quais naturalmente não faziam parte, estabelecem-se e adaptam-se muito bem produzindo flores, frutos e sementes que podem ser disseminadas pelo vento ou pela fauna, passando a vegetar terrenos baldios e até mesmo reservas naturais, competindo com espécies nativas, levando algumas à extinção. Isto tem ocorrido com frequência e podemos ver estas plantas já tão estabelecidas em nossas matas que muitos pensam ser nativas.
A partir destes conceitos e dos diversos serviços ambientais que pode desempenhar, podemos imaginar o poder de transformação de um simples jardim.
Assim, um projeto paisagístico responsável e bem elaborado, leva em consideração aspectos ecológicos importantes e traz criteriosa seleção das espécies vegetais propostas porque, muito além de cores e formas, nossos jardins podem oferecer alimento e abrigo a inúmeras formas de vida e colaborar para conservação da biodiversidade.