Image Image Image Image Image

Revitalização Ambiental

REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL

A biodiversidade é o nosso maior tesouro. Seja no Brasil ou em qualquer outra parte do globo terrestre cada ser vivo é único em sua constituição genética. A ciência, embora com feitos incríveis nos dias de hoje, é incapaz de criar a vida. Porém, a cada dia há novas e surpreendentes descobertas. Muitas destas descobertas são baseadas em estudos com seres vivos. E se pensarmos que apenas cerca de 15% de todas as espécies existentes sobre a face da Terra já foram catalogadas, podemos imaginar o valor daquelas que ainda estão por serem descobertas.
Sabemos que diariamente muitas espécies de seres vivos, conhecidas ou não, são extintas. Estas são riquezas perdidas. Inúmeros alimentos, medicamentos e outros produtos passíveis de serem produzidos são desta forma inviabilizados. Isto decorre principalmente devido a fatores antrópicos, ou seja, devido à interferência do homem no meio ambiente.
A revitalização ambiental é um recurso a ser utilizado e se dá quando oferecemos suporte para que a vida em suas diferentes formas se estabeleça e entre em equilíbrio, colaborando com a conservação de diversas formas de vida. Esta intervenção positiva pode ser feita em áreas rurais ou urbanas, trazendo grande benefício à população em geral devido aos valorosos serviços ambientais que uma área revitalizada desempenha.